Bragança Paulista foi escolhida para colocar em prática o Projeto “Cidade Amiga do Idoso” com o objetivo de propiciar a inclusão social das pessoas idosas, respeitando a heterogeneidade, a diversidade regional, cultural, étnica, racial, de orientação sexual, estimulando autonomia, emancipação e independência. Dentre as 645 cidades do Estado de São Paulo, apenas quatro, que inclusive chegaram a apresentar um pré-projeto, foram escolhidas para a execução do projeto conhecido mundialmente. Além de Bragança Paulista, foram escolhidas também as cidades de Atibaia, Socorro e São Caetano.
A apresentação do projeto aconteceu na manhã desta sexta-feira, 30, no gabinete da Prefeitura Municipal, onde a Secretária de Saúde, Drª Maria Amália Gouvêa, destacou as ações que serão necessárias para que o município consiga nos próximos anos o selo de “Cidade Amiga do Idoso”.
O programa classifica os idosos com grau de risco de incapacidade (1 a 5) , levando em conta acessibilidade, transporte, moradia segura, inclusão digital, promoção da saúde, comunicação e informação.
Assim que implantado, o município compromete-se à: realizar grupos focais com a participação das lideranças comunitárias, dos agentes comunitários de saúde em áreas com cobertura ESF/EACS das pessoas idosas, ou outra forma que permita o levantamento e identificação das necessidades e demandas deste segmento etário.
O Projeto está assentado nos conceitos “emancipação, autonomia e independência”, assim como na observância das características heterogêneas que envolvem o idoso, de acordo com suas habilidades e potencialidades, fundamentais para a garantia do envelhecimento ativo. Entre os desafios está a Implementação de ações de políticas sociais públicas, capazes de dar respostas às demandas dos próprios idosos, das suas famílias e das comunidades.
Como destacou a Secretária Maria Amália, o próximo passo será “a instituição de um Comitê Gestor, que será formado por secretários municipais e representantes da comunidade, e com isso, promover uma mudança no olhar e nas ações para com os idosos” disse Amália.
O Projeto começará a ser executado já no próximo dia 08 de maio, nos Postos de Saúde do Município, onde os idosos que irão tomar a dose da vacina contra a gripe, responderão a alguns questionamentos sobre a qualidade de vida. Após a tabulação destes dados, passado um período de três anos novamente estes inquéritos serão feitos e se aprovados a cidade receberá o selo de “Amiga do Idoso”.
Participaram da reunião, o Prefeito João Afonso Sólis (Jango) o vice-prefeito Luiz Gonzaga Pires Mathias e sua esposa Presidente do Fundo Social de Solidariedade Olga Lucia Bonilha Mathias, Secretários Municipais e representantes da sociedade que realizam serviços com os idosos.
(Site da Prefeitura de Bragança Paulista)