sexta-feira, 9 de março de 2012

Rita Levi Montalcini - Prêmio Nobel da Medicina

Entrevista com a Dra. Rita Levi, que tem 96 anos e recebeu o Premio Nobel de Medicina há 19 anos, quando tinha 77.! Rita Levi Montalcini, nasceu em Turín, Itália em 1909 e obteve o titulo de Medicina na especialidade de Neurocirurgia.
Por causa de sua ascendência judia se viu obrigada a deixar a Itália um pouco antes do começo da II Guerra Mundial. Emigrou para os Estados Unidos onde trabalhou no Laboratório Victor Hambueger do Instituto de Zoologia da Universidade de Washington de Saint Louis.
Seus trabalhos junto com Stanley Cohen, serviram para descobrir que as células solo começam a se reproduzir quando recebem a ordem para isso, ordem que é transmitida por umas substâncias chamadas fatores do crescimento.
Obteve o Premio Nobel de Fisiologia na Medicina no ano 1986, que compartilhou com Stanley Cohen.


Assista o vídeo dessa entrevista:

quinta-feira, 8 de março de 2012

Parabéns ao Dia da Mulher

O  meu nome é MULHER! 
No princípio eu era a Eva
Criada para a felicidade de Adão 
Mais tarde fui Maria 
Dando à luz aquele
Que traria a salvação
Mas isso não bastaria 
Para eu encontrar perdão.
Passei a ser Amélia
A mulher de verdade
Para a sociedade
Não tinha a menor vaidade 
Mas sonhava com a igualdade. 
Muito tempo depois decidi: 
Não dá mais! 
Quero minha dignidade 
Tenho meus ideais!
Hoje não sou só esposa ou filha
Sou pai, mãe, arrimo de família
Sou caminhoneira, taxista, 
Piloto de avião, policial feminina, 
Operária em construção... 
Ao mundo peço licença
Para atuar onde quiser 
Meu sobrenome é COMPETÊNCIA
E meu nome é MULHER..!!!!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Uma política para o bem-envelhecer


"Criador das cidades amigas do idoso, Alexandre Kalache diz que tema é importante para o desenvolvimento do país".
Aos 62 anos, o médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache tem como pro­jeto de vida envelhecer melhorando a vida dos idosos. Antes que tal idéia pareça puro oportunismo – dada a sua idade –, é preciso dizer que Kalache trata do assunto há mais de 30 anos. Foi ele um dos primeiros especialistas a enxergar o enorme desafio que os países em desenvolvimento terão pela frente se não começarem a pensar e agir sobre o envelhecimento da população imediatamente. “Trata-se de encarar o que poderá se transformar em um problema como uma oportunidade de torná-lo um importante tema da política de desenvolvimento”, alerta.  

Em 2050 o mundo terá 2 bilhões de idosos segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais de 80% deles estarão vivendo em países como o Brasil. Aqui a porcentagem de  pessoas idosas irá de 9% a 18% em apenas 17 anos (2005 a 2022). Como adequar a sociedade a essa mudança demográfica brutal? “Começando a pensar e a planejar já”, responde Kalache. Sua percepção de que essa explosão se daria ocorreu em 1976, no período em que fazia mestrado em saúde social na Universidade de Londres. Posteriormente, ele seguiu para o doutorado na Universidade de Oxford, onde foi professor assistente. 

Kalache é médico formado pela então Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante 4 anos foi instrutor de clínica médica e nos meados dos anos 1970 partiu para a Europa, onde ficou 33 anos, os últimos 13 dirigindo o Programa Global de Envelhecimento e Saúde da OMS. Os dois filhos (um nascido no Rio e a filha na Inglaterra) e uma neta cresceram e ficaram em Londres. No mês passado, Kalache deu por terminado seu ciclo na OMS e agora trabalha como assessor para envelhecimento global da presidência da Academia de Medicina de Nova York. Tem a ambição de criar um Centro Internacional de Políticas para o Envelhecimento no Rio para continuar a pesquisar e sugerir melhorias na qualidade de vida dos idosos. No dia seguinte ao seu retorno ao Brasil, no amplo apartamento da mãe, Lourdes Kalache, no coração de Copacabana, bairro onde nasceu e foi criado, ele falou à Pesquisa FAPESP.  

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

2ª Conferência Municipal do Idoso

No dia 22 de março de 2012, será realizada a 2ª Conferência Municipal do Idoso, com o tema "O compromisso de todos nós por um envelhecimento digno no Brasil".
O objetivo deste evento, é voltado a despertar à sociedade brasileira para debater problemas relevantes no tocante do envelhecimento, assim como os avanços e desafios da política nacional do idoso.

Participe você também!!!

Cidade amiga do idoso

Bragança Paulista foi escolhida para colocar em prática o Projeto “Cidade Amiga do Idoso” com o objetivo de propiciar a inclusão social das pessoas idosas, respeitando a heterogeneidade, a diversidade regional, cultural, étnica, racial, de orientação sexual, estimulando autonomia, emancipação e independência. Dentre as 645 cidades do Estado de São Paulo, apenas quatro, que inclusive chegaram a apresentar um pré-projeto, foram escolhidas para a execução do projeto conhecido mundialmente. Além de Bragança Paulista, foram escolhidas também as cidades de Atibaia, Socorro e São Caetano. 

A apresentação do projeto aconteceu na manhã desta sexta-feira, 30, no gabinete da Prefeitura Municipal, onde a Secretária de Saúde, Drª Maria Amália Gouvêa, destacou as ações que serão necessárias para que o município consiga nos próximos anos o selo de “Cidade Amiga do Idoso”.

O programa classifica os idosos com grau de risco de incapacidade (1 a 5) , levando em conta acessibilidade, transporte, moradia segura, inclusão digital, promoção da saúde, comunicação e informação.

Assim que implantado, o município compromete-se à: realizar grupos focais com a participação das lideranças comunitárias, dos agentes comunitários de saúde em áreas com cobertura ESF/EACS das pessoas idosas, ou outra forma que permita o levantamento e identificação das necessidades e demandas deste segmento etário.

O Projeto está assentado nos conceitos “emancipação, autonomia e independência”, assim como na observância das características heterogêneas que envolvem o idoso, de acordo com suas habilidades e potencialidades, fundamentais para a garantia do envelhecimento ativo. Entre os desafios está a Implementação de ações de políticas sociais públicas, capazes de dar respostas às demandas dos próprios idosos, das suas famílias e das comunidades.

Como destacou a Secretária Maria Amália, o próximo passo será “a instituição de um Comitê Gestor, que será formado por secretários municipais e representantes da comunidade, e com isso, promover uma mudança no olhar e nas ações para com os idosos” disse Amália.

O Projeto começará a ser executado já no próximo dia 08 de maio, nos Postos de Saúde do Município, onde os idosos que irão tomar a dose da vacina contra a gripe, responderão a alguns questionamentos sobre a qualidade de vida. Após a tabulação destes dados, passado um período de três anos novamente estes inquéritos serão feitos e se aprovados a cidade receberá o selo de “Amiga do Idoso”.

Participaram da reunião, o Prefeito João Afonso Sólis (Jango) o vice-prefeito Luiz Gonzaga Pires Mathias e sua esposa Presidente do Fundo Social de Solidariedade Olga Lucia Bonilha Mathias, Secretários Municipais e representantes da sociedade que realizam serviços com os idosos. 

(Site da Prefeitura de Bragança Paulista)

Dia mundial de violência contra a pessoa idosa

No Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, nesta quarta-feira, 15, várias atividades aconteceram no pergolado da Praça Raul Leme na cidade de Bragança Paulista. A iniciativa das ações partiu do Fundo Social de Solidariedade, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, executadas através da Divisão do Idoso e Conselho Municipal do Idoso – CMI.
Estavam presentes a primeira-dama e presidente do Fundo Social Kátia Sólis, a secretária da SEMADS Sandra Teixeira, o Chefe da Divisão do Idoso Ademar Paneque Garcia e a presidente do CMI Maria Cecília de Lima. Os jovens do JCC, alunas da Nova Biotec, Polícia Militar e agentes de trânsito também colaboraram com o movimento de conscientização.
Os grupos da terceira idade que participaram do evento foram: “Idade Dourada” da SEMADS, “Sem Limites” da ADPM, “Solar Amigo” do Jardim Público e “Reviver” do CRB. Cada grupo fez uma apresentação, o grupo da ADPM fez a abertura do evento com uma quadrilha junina.
Além das atividades, a distribuição de panfletos serviu para conscientizar a população sobre a violência contra o idoso. “A conscientização se faz necessária, pois a maior das violências que acontecem todos os dias é o desprezo”, afirma Ademar.
É violência contra o idoso: violência física, psicológica, emocional, social, familiar, institucional e sexual, abandono, negligência, abuso financeiro e econômico e auto-negligência. Por isso, se você presenciar qualquer tipo de atitude suspeita DENUNCIE (11) 4481-9099.

Fonte: Prefeitura de Bragança Paulista

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CMI de Bragança Paulista atua no Dia Mundial de Combate à violência contra o idoso

No Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, nesta quarta-feira, 15, várias atividades aconteceram no pergolado da Praça Raul Leme na cidade de Bragança Paulista. A iniciativa das ações partiu do Fundo Social de Solidariedade, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, executadas através da Divisão do Idoso e Conselho Municipal do Idoso – CMI.
Estavam presentes a primeira-dama e presidente do Fundo Social Kátia Sólis, a secretária da SEMADS Sandra Teixeira, o Chefe da Divisão do Idoso Ademar Paneque Garcia e a presidente do CMI Cecília de Lima. Os jovens do JCC, alunas da Nova Biotec, Polícia Militar e agentes de trânsito também colaboraram com o movimento de conscientização.
Os grupos da terceira idade que participaram do evento foram: “Idade Dourada” da SEMADS, “Sem Limites” da ADPM, “Solar Amigo” do Jardim Público e “Reviver” do CRB. Cada grupo fez uma apresentação, o grupo da ADPM fez a abertura do evento com uma quadrilha junina.
Além das atividades, a distribuição de panfletos serviu para conscientizar a população sobre a violência contra o idoso. “A conscientização se faz necessária, pois a maior das violências que acontecem todos os dias é o desprezo”, afirma Ademar.
É violência contra o idoso: violência física, psicológica, emocional, social, familiar, institucional e sexual, abandono, negligência, abuso financeiro e econômico e auto-negligência. Por isso, se você presenciar qualquer tipo de atitude suspeita DENUNCIE (11) 4481-9099.

Fonte: Prefeitura de Bragança Paulista

Conselho Municipal do Idoso toma posse em Bragança Paulista (Gestão 2010 / 2012)

Conforme decreto municipal nº 955 de 07 de junho de 2010, foram empossados pelo prefeito João Afonso Sólis, nessa quinta-feira, 10, o Conselho Municipal do Idoso para o biênio 2010/2012, em conformidade com a Lei nº 3.225 de 21 de dezembro de 1999, alterada pela Lei Complemetar nº 357, de 29 de novembro de 2002. Prestigiaram a solenidade no Gabinete da Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal João Carlos Carvalho, a Sra. Olga Mathias, presidente do Fundo Social de Solidariedade, secretários, chefes de divisão, membros do conselho e convidados.

Conforme informou a secretária da SEMADS Maria Izilda Magalhães o  conselho é composto por seis membros-conselheiros indicados pelo prefeito municipal dentre as seguintes secretarias (Ação Social, Saúde, Esporte, Cultura, Educação e Gabinete), e seis membros-conselhos escolhidos em assembléia geral entre as entidades e instituições que cuidam das pessoas idosas (Asilo São Vicente, Vila São Vicente, 16ª seção da OAB, ADPM , Grupo Reviver e USF).

A formação do Conselho é paritária, a principal função é cuidar das políticas publicas direcionada para a preservação dos direitos da pessoa idosa, principalmente aqueles estipulados no estatuto do idoso, conforme lei municipal 3225, de 21 de dezembro de 1999, e é recomposto a cada dois anos permitida uma recondução.

Durante a ultima gestão do Conselho presidido pela Sra. Maria Izilda Magalhães, foram realizados a primeira conferência municipal do idoso, dois fóruns preparatórios para a primeira conferencia, ações para a implantação do estacionamento privativo do idoso no município, ações para a implantação do Fundo Municipal do Idoso, do Selo Amigo do Idoso, visitas dos Conselheiros a prédios públicos para verificação e melhoria das condições de acessibilidade, estudos para a implantação do projeto “Quero Vida” destinado aos idosos, visitas as entidades que trabalham com idosos, visitas as entidades que trabalham com idosos, regulamentação dos direitos dos idosos recolhido em instituição de longa permanência, realização do primeiro seminário da pessoa idosa na USF em parceria com as secretarias de Saúde e Educação, estudos para a implantação do centro do idoso na Praça Jacinto Osório.

Logo após a posse solene, o Conselho Municipal do Idoso se reuniu extraordinariamente, como determina o regime interno e por voto secreto e maioria simples, escolheu a nova diretoria executiva para o biênio 2010/2012, assim composta: Presidente Maria Izilda de Lima Magalhães, vice presidente: Maria Cecília de Lima, primeiro secretário: João Roberto Cerasoli e segundo secretario: Ana Regina de Souza Pinheiro, “as reuniões ocorrerão todas as segundas-feiras de cada mês, as 9h30 nas dependências do Fundo Social, sendo a primeira reunião marcada par o dia 8 de julho, e somos agradecidos pelo atenção do prefeito Jango que disponibiliza a administração municipal trabalhando em  conjunto, buscando e oferecendo melhores condições de vida as pessoas idosas do Município” completou Izilda.


(Portal Bragança)